O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) é uma organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. A partir da Campanha Sim à Igualdade Racial desenvolvemos ações em diferentes formatos para conscientizar e engajar organizações e a sociedade. Buscamos reduzir a desigualdade racial no mercado de trabalho, como indica o objeto 10 da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Visão

Ser a maior referência relacionada à promoção da igualdade racial no Brasil com o objetivo de mudar culturas corporativas em prol da ampliação do número de mulheres e homens negros em cargos de liderança.

Valores

Foco na solução: apontar para a resolução do problema racial. Respeito à diversidade: procurar entender a pluralidade de particularidades de coletivos e indivíduos. Diálogo. Transparência. Proativismo. Efetividade. Responsabilidade Social.

Missão

Tornar a Igualdade Racial uma causa de todos na prática. Queremos engajar pessoas de diferentes raças e estimular diferentes partes da sociedade, com foco no mundo corporativo, na promoção da igualdade racial.

INEGOCIÁVEIS

Somos apartidários. Temos uma agenda propositiva e buscamos melhorias efetivas para o Brasil e para o mundo.

HISTÓRIA

Com o objetivo de reunir pessoas falando sobre suas identidades, em 2013, Luana Génot organiza a mostra “ID_BR Cara: Pele: Jeito”, na PUC-Rio, onde pessoas gravavam vídeos falando sobre suas peles e a influência dela em suas vidas. Em 2014 Luana participa da Conferência Mundial da Juventude da ONU, no Sri Lanka, e volta inspirada para criar um modelo de negócio que estimule a diversidade étnico-racial no mundo corporativo. Durante o mestrado em Relações étnico-raciais, ela cria o conceito da campanha Sim à Igualdade Racial e em 2015 acontece a corrida Sim à Igualdade Racial no Rio de Janeiro. Em 2016, o Instituto Identidades do Brasil é oficialmente criado, e lança no mesmo ano o Jantar, o Fórum e seu programa de educação. Hoje, o ID_BR é um dos principais fomentadores do Brasil na promoção da igualdade racial no mundo corporativo e desenvolve programas e ações voltadas para a igualdade racial.

Luana Génot

Diretora Executiva do ID_BR

Luana Génot, é fundadora e diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), é mestra em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET-RJ e autora do livro Sim à Igualdade Racial. Tem pós graduação em Marketing e Comunicação no IED-Rio e se formou em em Publicidade e Propaganda na PUC-Rio em 2014. É fellow da rede de Líderes Responsáveis da BMW Foundation. Foi bolsista sanduíche do Ciências Sem Fronteiras / CAPES na University of Wisconsin – Madison, onde se especializou em pesquisa na área de raça, etnia e mídia. Luana trabalhou na Burrell / Publicis Chicago na área de planejamento estratégico.Foi voluntária de marketing na campanha de Barack Obama. Trabalhou no hub de marketing em multinacionais da área de beleza e entretenimento. Foi modelo publicitária e de passarela. Fluente em francês e inglês, atua como palestrante no Brasil, França, Estados Unidos e Sri Lanka. É curadora de eventos como ConaLife, Rio 2C e é gestora de projetos sobre raça e etnia, equidade de gênero, diversidade e inclusão, empreendedorismo e empoderamento da juventude periférica. Co-líder do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil no Núcleo do Rio de Janeiro.

Palestras:
TEDX | Google

luana@simaigualdaderacial.com.br

Linkedin

Wellington Mendes (Tom)

Gerente Geral

Gerente Geral do Instituto Identidades do Brasil – ID_BR, Fundador da Zepelim Consultoria de Negócios – especializada em empreendedorismo e impulsionamento de negócios. Pós-graduado em Gestão de Projetos pela USP, Administrador formado pela PUC-Rio, aluno do Programa de Dirigentes da Fundação Dom Cabral e graduando em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, possui aplicação em Administração de Operações e Logística pela FGV, Integrante do Coletivo Nuvem Negra (PUC-Rio).  Criador do Oráculo, evento que reúne talks e entrevistas focadas em pessoas negras que trazem suas trajetórias e estratégias para inspirar outras pessoas. “O povo negro está se unindo, do cabelo à escrita, e nos aproximando cada vez mais de nossas raízes. Nosso desenvolvimento pessoal e econômico passa pela valorização dos nossos saberes locais, da nossa união”.

wellington@simaigualdaderacial.com.br

Linkedin

Alice Alvarenga

Analista Comercial

formada em Economia pela Universidade Federal Fluminense, com MBA Junior em Mercado de Capitais pelo Instituto de Engenharia e Gestão (IEG) e curso de Empreendedorismo Internacional pela Harvard Business School. Carioca, apaixonada por histórias e novos lugares, e inconformada com as desigualdades sociais. Atua com trabalho voluntário há 11 anos e é apaixonada por atuar no terceiro setor. Dirige um projeto educacional de inclusão LGBTI+ e ministra aulas de música para pessoas negras em situação de vulnerabilidade.

alice@simaigualdaderacial.com.br

Linkedin

Aline Nascimento

Analista Sênior de Treinamentos e Ações Afirmativas

Historiadora. Mestra em Relações Étnico-Raciais na área de políticas públicas pelo CEFET/RJ, representante discente (2017-2018) do programa de mestrado e bolsista CAPES. Pesquisadora na área de Patrimônio Cultural, Memória Negra, Raça, Letramentos de Reexistência, Políticas Públicas e Baixada Fluminense. Coautora dos livros “Nas sombras da diáspora: patrimônio e cultura afro-brasileira na Baixada Fluminense” (2013/INEPAC/RJ) e “ACHADOUROS: 400 anos de devoção da 1612-2012” (2012/CRPH-DC). Atuou com gerenciamento de arquivo e pesquisa no Museu Vivo do São Bento e no Centro de Referência Patrimonial e Histórico de Duque de Caxias, com formação em Preservação e Conservação de Acervos Permanentes pela Biblioteca Nacional. É membro da Associação de Professores-Pesquisadores de História da Baixada Fluminense. Gerenciou a formação do Centro de Memória da faculdade FABEL. Professora-Monitora do curso de extensão “Ser Diferente, Ser Igual: bullying e violência, preconceito e discriminação” da UFRJ/2018. No ID_BR é Analista de Desenvolvimento de Ações Afirmativas e Treinamentos em empresas.

 

Anny Romão

Gestora de Educação

Graduada em Direito pela PUC-SP e mestranda em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela UFRJ. Enquanto advogada atuou diretamente junto às organizações do terceiro setor através de consultoria jurídica e como coordenadora da área jurídica de organizações como Engajamundo e CEO do Futuro. Foi bolsista Ismart de 2006 a 2015 e hoje faz parte da rede Alumni do Instituto. Em 2018 cocriou o Projeto Transforma Saber, iniciativa voltada para levar educação em direito para as periferias. Atualmente pesquisa a relação de gênero e raça no mercado de trabalho e é responsável pelo pilar de Educação do ID_BR, gerenciando as ações do programa Sim à Igualmente Racial de Bolsas de Estudo e demais iniciativas educacionais do instituto.

 anny@simaigualdaderacial.com.br

Linkedin

Cleide Mello

Analista de treinamentos e ações afirmativas

Doutoranda em Estudos da Linguagem – PUC-Rio, Mestra em Relações Étnico-Raciais – CEFET/RJ, Pós-graduada em Cultura Afro-brasileira e Indígena – UCP. Pesquisadora na área de Racismo Institucional, Empregabilidade da Juventude Negra e Análise de Discurso (anti)racista para Letramento Racial em Empresas. Selecionada para o projeto da IBM Corporate Service Corps – CSC Senegal. Atuou como Educadora em projetos sociais para a juventude negra periférica no Rio de Janeiro. Idealizadora e Facilitadora da Oficina “Valorização da Cultura Afro e Perspectivas de Inserção da Juventude Negra no Mercado de Trabalho”. Selecionada para o Processo Formativo da Festa Literária das Periferias – FLUP 2020, com texto a ser incluído no livro de comemoração dos 60 anos do Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus. Consultora, Palestrante e Professora de Inglês. No ID_BR é Analista de Desenvolvimento de Ações Afirmativas e Treinamentos em empresas.

cleide@simaigualdaderacial.com.br

Linkedin

Felipe Oliveira

Analista de Relacionamento
Felipe Oliveira é formado em Comércio Exterior pela Universidade Mackenzie, com pós graduação em Políticas e Relações Internacionais pela FESPSP.

Nos últimos 8 anos desenvolveu iniciativas focadas na geração de networking e fomento de negócios entre executivos C-Level, representantes de empresas TOP 500, segundo ranking do Valor Econômico. Atualmente representa o ID_BR em São Paulo, ampliando o acesso do instituto às empresas do maior centro de negócios da América Latina. É casado e pai de um casal lindo, além de ser apaixonado por antigomobilismo, esportes a motor e cultura geek e gosta de escrever sobre os desafios da paternidade, relações humanas e mercado de trabalho!

 felipe@simaigualdaderacial.com.br

Linkedin

Fernanda Santos

Analista de treinamentos e ações afirmativas

Mestranda em Relações Étnico-raciais pelo CEFET/RJ, especialista Relações Étnico-raciais e Educação pela mesma instituição. Formada em Letras pela Universidade Veiga de Almeida, especialista em Língua Portuguesa pela mesma instituição. Pós graduada em Gestão Escolar pela USP. Nos últimos dez anos, desenvolveu trabalhos em diversas linguagens na área étnico-racial, dentre palestras, formações de professores, artigos, produções audiovisuais, publicou em 2012 o livro Sou Cubango, sou Memória: recanto da raça negra – letramento, samba e fé, com o historiador Teones França, escreveu e produziu o Prêmio Osè Mímò de cultura negra, no Rio de Janeiro, em 2016 e 2017. Hoje se dedica ao estudo da identidade racial do branco na juventude, gestão escolar antirracista e democrática e empregabilidade.

 

fernanda@simaigualdaderacial.com.br

Linkedin

Heloise da Costa

Analista Sênior de Treinamentos e Ações Afirmativas

Mestre em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET – RJ, Graduada em Letras/ Literatura pela UFRJ. Pesquisadora bolsista da CAPES, nas áreas de Relações Raciais e Sociedade, Linguagem, Letramento Racial, Racismo e Educação. Professora de Língua Portuguesa e Literatura. Coordenadora e articuladora do Projeto EntreLivros, de implementação da Lei 10.639/03. Professora convidada do Projeto de extensão “Relações Raciais e Ensino de Geografia”, da UERJ.

heloise@simaigualdaderacial.com.br

Linkedin

Jacqueline França

Analista de Treinamentos e Ações Afirmativas

Psicóloga Clínica e Psicossocial, formada pela UFPE. Especialista em urgência, emergência e trauma pelo Programa de Residência Multiprofissional da UPE/HGV. É mestranda do Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER – CEFET/RJ), pesquisadora nas temáticas sobre Racismo, Interseccionalidade, Feminismo Negro, Saúde Mental da População Negra, Processos de Subjetivação, Trauma Colonial e Psicanálise. Atuante no fortalecimento de uma Clínica Antirracista e de uma Psicologia Preta.

jacqueline@simaigualdaderacial.com.br

Linkedin

Jorge Sebastian

Design

Jota Sebah é Diretor de arte e Motion designer formado em Design, pela Unicarioca e atua no mercado de TV e publicidade a 8 anos. Atualmente mora em São Paulo, capital, onde trabalhou com marcas como Facebook, Heineken, Hellmann’s, TRESemmè, Oi, Brookfield Energia, BIC, TIM, AMARO, entre outras, com foco em Digital. Ainda no Rio de Janeiro, atuou junto à Rede Globo de Televisão, Globosat, Telecine e Universal Channel Brasil. Atualmente integra também o time da iHouse, modelo de atendimento in house (in loco) e desenvolvido pela agência OLIVER, sendo especialista em Motion design e Direção de arte, para a equipe de Endomarketing do Itaú Unibanco.

jorge.sebah@simaigualdaderacial.com.br

Linkedin

Lya Gomes

Analista de Comunidades 

Estudante de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É co-fundadora do Cursinho Popular Pré-universitário Helena Pignatari que atende a comunidade de Osasco, além de ser bolsista de comunicações da Câmara de Extensão da UNIFESP Osasco. Compõe o time de engajamento e mobilização de recursos do Instituto Identidades do Brasil, atuando diretamente no Manifesto Seja Antirracista!

lya@simaigualdaderacial.com.br

Linkedin

Marie Florence

Analista Financeiro 

Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense com uma especialização em Empreendedorismo e Inovação pela mesma instituição e um MBA Júnior pelo Instituto de Engenharia e Gestão (IEG). Sou pós graduanda em Análise de Políticas Públicas para a População Negra pela Universidade Federal Fluminense. Tenho artigos publicados sobre gestão dos recursos naturais, mudança climática, economia solidária e desenvolvimento sustentável em colaboração com a Organização Internacional da Francofonia.

marie@simaigualdaderacial.com.br

Linkedin

Nathália Souza

Estagiária em comunicação

Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na FACHA – Faculdades Integradas Hélio Alonso. Atuou como repórter no extinto Jornal da Facha e como social media na atlética de eSports, também da instituição. Possui formação técnica em logística pela Universidade Estácio de Sá, através do programa Pronatec, além de cursos livres na área de marketing e mídias digitais.

nathalia@simaigualdaderacial.com.br

Linkedin

Rayane Rosa

Assistente Comercial

Economista em formação, graduanda em Ciências Econômicas na UFRJ. Membro da Liga Acadêmica de Políticas Públicas do IE – UFRJ, com análise e pesquisa de políticas em suas multiplicidades,  atuando também como Coordenadora de Gestão de Pessoas. Membro do Coletivo Negro Marielle Franco IE – UFRJ. Aluna-pesquisadora do Programa Minha Casa e Minha Vida, com revisão e coleta de dados. Foi voluntária no projeto social Enegras que atuava com pilares de microempreendedorismo, finanças básicas voltados para mulheres negras periféricas. Atualmente, no ID_BR, é estagiária em finanças e comercial.

 

Thayná Duarte

Analista de Mobilização de Recurso 

Relações Públicas pela UERJ e com especialização em Marketing pela University Of Akron, tem sua área de pesquisa o marketing inclusivo. Também é mentora voluntaria do programa Ela Empoder@ da Softex. Com experiência em diferentes áreas, como o mercado comunicacional e educacional brasileiro, hoje busca integrar e potencializar estratégias de marketing focado em ampliar a mobilização de recursos do ID_BR.

 

Yasmin Ialuny

Comunicação 

Jornalista formada em Jornalismo pela Unipampa/RS. Carioca, de 23 anos e apaixonada por histórias e culturas, se mudou para a cidade natal de Getúlio Vargas para fazer faculdade. Seu trabalho de conclusão de curso (10), intitulado: “30 segundos: A (des)construção da profissão de modelo no Brasil” foi um livro reportagem inspirado por experiências pessoais também como modelo – que inclui passagem pelo SPFW N43. É amante de moda upcycling, museus e esportes. Foi atleta profissional de basquete, compondo a seleção carioca (u15 e 17) e escolar.

 

Carla Decotelli (Jhonson & Jhonson)

Oscar Decotelli (DxA Investments)

Ricardo Guerra (Gympass)

Theo van der Loo (Nevele)

Theunis Marinho (ABRH Brasil)

BALANÇO

Os arquivos abaixo estão compactados e podem ser abertos com programas gratuitos como 7-Zip ou pagos (WinRAR e WinZip).

2018

2017

2016