O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) é uma organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. A partir da Campanha Sim à Igualdade Racial desenvolvemos ações em diferentes formatos para conscientizar e engajar organizações e a sociedade. Buscamos reduzir a desigualdade racial no mercado de trabalho, como indica o objeto 10 da agenda 2030 da Organização das Nações Unidades (ONU).

Visão

Ser a maior referência relacionada à promoção da igualdade racial no Brasil com o objetivo de mudar culturas corporativas em prol da ampliação do número de mulheres e homens negros em cargos de liderança.

Valores

Foco na solução: apontar para a resolução do problema racial. Respeito à diversidade: procurar entender a pluralidade de particularidades de coletivos e indivíduos. Diálogo. Transparência. Proativismo. Efetividade. Responsabilidade Social.

Missão

Tornar a Igualdade Racial uma causa de todos na prática. Queremos engajar pessoas de diferentes raças e estimular diferentes partes da sociedade, com foco no mundo corporativo, na promoção da igualdade racial.

INEGOCIÁVEIS

Somos apartidários. Temos uma agenda propositiva e buscamos melhorias efetivas para o Brasil e para o mundo.

HISTÓRIA

Com o objetivo de reunir pessoas falando sobre suas identidades, em 2013, Luana Génot organiza a mostra “ID_BR Cara: Pele: Jeito”, na PUC-Rio, onde pessoas gravavam vídeos falando sobre suas peles e a influência dela em suas vidas. Em 2014 Luana participa da Conferência Mundial da Juventude da ONU, no Sri Lanka, e volta inspirada para criar um modelo de negócio que estimule a diversidade étnico-racial no mundo corporativo. Durante o mestrado em Relações étnico-raciais, ela cria o conceito da campanha Sim à Igualdade Racial e em 2015 acontece a corrida Sim à Igualdade Racial no Rio de Janeiro. Em 2016, o Instituto Identidades do Brasil é oficialmente criado, e lança no mesmo ano o Jantar, o Fórum e seu programa de educação. Hoje, o ID_BR é um dos principais fomentadores do Brasil na promoção da igualdade racial no mundo corporativo e desenvolve programas e ações voltadas para a igualdade racial.

Empregabilidade

Visando ampliar a conexão entre empresas e profissionais negros, atuamos no planejamento e desenvolvimento de ações para mudanças de culturas corporativas. Criamos o selo Sim à Igualdade Racial voltado para organizações fortalecerem o compromisso com a equidade racial, diversidade e inclusão no país.

Educação

Acreditamos que a criação de oportunidades educacionais é um dos fatores chaves para promoção da igualdade racial. Por isso desenvolvemos o programa de bolsas Sim à Igualdade Racial voltado para população negra e periférica em parceria com três instituições de ensino: Cellep, Britannia e Fundação Dom Cabral.

Eventos

Ações pensadas para reunir stakeholders (públicos de interesse) com a finalidade de conscientizar e engajar organizações e a sociedade em prol da igualdade racial como, por exemplo, Jantar, Fórum e Corrida. Além de outras atividades realizadas em parcerias com organizações ao longo do ano.

Luana Génot

Diretora Executiva do ID_BR

Luana Génot, é fundadora e diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), é mestra em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET-RJ e autora do livro Sim à Igualdade Racial. Tem pós graduação em Marketing e Comunicação no IED-Rio e se formou em em Publicidade e Propaganda na PUC-Rio em 2014. É fellow da rede de Líderes Responsáveis da BMW Foundation. Foi bolsista sanduíche do Ciências Sem Fronteiras / CAPES na University of Wisconsin – Madison, onde se especializou em pesquisa na área de raça, etnia e mídia. Luana trabalhou na Burrell / Publicis Chicago na área de planejamento estratégico.Foi voluntária de marketing na campanha de Barack Obama. Trabalhou no hub de marketing em multinacionais da área de beleza e entretenimento. Foi modelo publicitária e de passarela. Fluente em francês e inglês, atua como palestrante no Brasil, França, Estados Unidos e Sri Lanka. É curadora de eventos como ConaLife, Rio 2C e é gestora de projetos sobre raça e etnia, equidade de gênero, diversidade e inclusão, empreendedorismo e empoderamento da juventude periférica. Co-líder do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil no Núcleo do Rio de Janeiro.

Palestras:
TEDX | Google

luana@simaigualdaderacial.com.br

Linkedin

Wellington Mendes

Gerente Administrativo Financeiro

“O povo negro está se unindo, do cabelo à escrita, e nos aproximando cada vez mais de nossas raízes. Nosso desenvolvimento pessoal e econômico passa pela valorização dos nossos saberes locais, da nossa união.” Fundador da Zepelim Consultoria de Negócios – especializada em empreendedorismo -, integrante do Coletivo Nuvem Negra, é Administrador formado pela PUC-Rio, Pós-graduando em Gestão de Projetos pela USP e graduando em Direito pela UNIRIO.

wellington@simaigualdaderacial.com.br

Linkedin

Bruno Ribeiro

Gestor de Comunicação

Publicitário, roteirista e escritor conhecido na literatura como Bruno Rico, autor da obra “O menino do morro virou Deus”. Especialista em marketing digital, produção de conteúdo e audiovisual. Entrou no ID_BR para colocar todos esses conhecimentos em prol de uma causa que é nobre, justa e extremamente necessária para o desenvolvimento de um país melhor e mais igualitário.

Como gestor de comunicação, é o responsável pela criação das campanhas do Instituto, pelo gerenciamento das redes sociais e por todas as demais demandas de comunicação, Inbound marketing e marketing estratégico.

bruno@simaigualdaderacial.com.br

Linkedin

Roberto Andraus

Diretor de Parcerias – SP

Fundador e CEO do CONHEÇA SEU VIZINHO, é formado em Direito e Relações Internacionais e pós-graduado em Negócios com ênfase em Comércio Exterior. Especialista em construir e aprimorar parcerias estratégicas. Em 2016, conheceu e se engajou com o ID_BR e hoje é também, membro contribuinte e diretor de parcerias do mesmo e mentor pela Aliança Empreendedora.

roberto@simaigualdaderacial.com.br

Linkedin

Leonne Gabriel

Comunicação e Relacionamento

Leonne Gabriel é um jovem jornalista em formação, graduando em Comunicação Social Jornalismo na PUC-Rio. Atua na área de comunicação e relacionamento do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR). Já publicou em veículos como Colabora, Alma Preta, Jornal Nuvem Negra, Woo Magazine nas áreas de interesse de educação, cultura, diversidade, questões raciais e direitos humanos. Curador do III Fórum Sim à Igualdade Racial. Palestrou com Taís Araújo e Flávia Oliveira. Produziu eventos com Lázaro Ramos, Zezé Motta e Iza. Produziu a campanha “Você me conhece” do ID_BR com Glória Maria e Dr. Katleen Conceição. Dirigiu o editorial “O amor não é vermelho” do ID_BR com Érico Brás e Kenia Maria. Co-autor do livro Do Rio ao Mar Impressões do Brasil (2015) fruto do projeto Turista Aprendiz no Complexo do Alemão. Já atuou nas áreas de jornalismo, fotojornalismo, assessoria de imprensa e moda.

leonne@simaigualdaderacial.com.br

Linkedin

Nuno Azevedo

Consultoria e educação

Formado em Engenharia de Produção, autor do livro “Do Estácio para o Mundo” disponível nos sites da Amazon. Tem mais de 10 anos de experiência em Recursos Humanos e Gestão de Planejamento. Atuou nos segmentos de Mineração, Gestão Pública e Óleo & Gás. Como consultor do ID_BR, é responsável pelo programa de bolsas Sim à Igualdade Racial e desenvolve ações de diversidade racial em organizações.

nuno@simaigualdaderacial.com.br

Linkedin

BALANÇO

Os arquivos abaixo estão compactados e podem ser abertos com programas gratuitos como 7-Zip ou pagos (WinRAR e WinZip).

2018

2017

2016