

SEJA BEM-VINDO AO
Prêmio Sim à Igualdade Racial 2020!
O Prêmio Sim à Igualdade Racial nasceu em 2018 como uma iniciativa do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) de reconhecer e premiar os principais nomes de pessoas, empresas, iniciativas e organizações que atuam em prol da Igualdade Racial no país nas áreas de empregabilidade, educação e cultura. Os premiados levam para casa a estatueta com a obra “Mad World” do artista plástico Vik Muniz, que retrata um globo terrestre a partir de acontecimentos importantes pelo mundo.
Este ano, ID_BR e O Boticário apresentam o Prêmio Sim a Igualdade Racial virtualmente no próximo dia 10 de outubro às 17h no Facebook do ID_BR. O evento também terá exibição no canal Multishow.
Serão 1:30h de muita música, diversão e inspiração. Os apresentadores, indicados e cantores tiveram suas apresentações gravadas no Teatro Riachuelo, seguindo todos os protocolos de biossegurança.
Como funciona o Prêmio?
A premiação conta com 11 categorias, sendo 10 delas abertas a indicações prévias do público através da internet por um período determinado e uma feita em parceria com Great Place to Work. Após o fim do período de indicações, há curadoria de equipe especializada do ID_BR para validar a quantidade de votos recebidos e os critérios de seleção dos três nomes indicados. Em seguida, os nomes de cada categoria são enviados a um júri especializado, e este júri escolherá os respectivos vencedores ou vencedoras. Dessa forma, o ID_BR não escolhe os vencedores.
Portanto, um Prêmio que tem como pauta a promoção da igualdade racial tem que acontecer, ainda mais neste momento em que precisamos reforçar ações coletivas que nos inspirem para além de dizermos não ao racismo. Precisamos nos inspirar nas boas práticas já existentes e multiplicá-las na prática, tornando deste ideal uma realidade. É assim que acreditamos fazer a diferença, para além das hashtags.
A categoria “Representatividade em novos formatos” é a única que possui mais de três nomes indicados e costuma ser decidida por voto popular. Porém, devido a mudança de estrutura do evento e as necessidades de adaptação, este ano, a categoria será votada pelo júri. Mantivemos cinco nomes indicados, como nos anos anteriores. tiraria este texto de cima pq ele se repete embaixo
Dados do Prêmio realizado presencialmente em 2019
Conheça os Vencedores
Lia de Itamaracá
Dançarina, compositora e cantora
Maria Madalena Correia do Nascimento, conhecida como Lia de Itamaracá, é dançarina, compositora e cantora de ciranda brasileira, considerada a mais célebre cirandeira do Brasil, foi titulada como Patrimônio Vivo do estado de Pernambuco e recebeu a medalha do Mérito Cultural do Governo Federal. Nos últimos anos, Lia tem participado de festivais e eventos que tratam do repasse de sua sabedoria às novas gerações. Em 2019, Lia recebeu o título de Doutora Honoris Causa, pela Universidade Federal de Pernambuco pelos serviços prestados à cultura de Pernambuco e do Brasil. Tendo sua importância reconhecida internacionalmente, Lia foi denominada “Diva da música negra” pelo The New York Times. Possui 6,31 mil inscritos em seu canal no Youtube.
Lia de Itamaracá
Pilar Cultura - Arte em movimento
Coca Cola Brasil + WMcCann
Juntos a Magia Acontece
A Campanha “Juntos a Magia Acontece” teve como conceito lembrar as pessoas de que apesar das diferenças, existem laços maiores que nos conectam. A ação é uma parceria entre a agência WMcCann, a Coca-Cola e a rede Globo, que levou pela primeira vez na televisão brasileira um Papel Noel protagonizado por um homem negro. A história da Campanha que foi exibida em horário nobre no dia 25/12/2019, é contada por um elenco majoritariamente formado por atores negros, como Fabrício Boliveira, Camila Pitanga, Zezé Motta e Milton Gonçalves que interpreta o Papai Noel. O roteiro que se tornou um marco de representatividade e inclusão, foi escrito pela jovem Clessia Regina Martins, e conta a história do avô que queria juntar sua família após um momento difícil e acabou se tornando o Papai Noel da Coca-Cola.
Veja mais sobre a campanha aqui:
Coca Cola Brasil + WMcCann
Pilar Cultura - Destaque publicitário
Djamila Ribeiro
Pesquisadora e mestre em Filosofia Política
Djamila Taís Ribeiro dos Santos é pesquisadora e mestra em Filosofia Política, feminista negra e escritora brasileira. Colunista com passagem pela Folha de São Paulo, revista ELLE, CartaCapital, Blogueiras Negras e Revista AzMina, Djamila possui forte presença no ambiente digital. Ao longo de sua trajetória, recebeu algumas premiações como Prêmio Cidadão SP em Direitos Humanos em 2016, Trip Transformadores em 2017, Melhor colunista no Troféu Mulher Imprensa em 2018 e Prêmio Dandara dos Palmares. Está entre as 100 pessoas mais influentes do mundo abaixo de 40 anos, segundo a ONU. Também é conselheira do Instituto Vladimir Herzog. Foi escolhida como “Personalidade do Amanhã” pelo governo francês em 2019.
Djamila Ribeiro
Pilar Cultura - Raça em pauta
Alê Santos
Escritor
Alê Santos é um escritor de Ficção e Fantasia Afro-americana, que representou o Brasil em uma Antologia Mundial de Scifi (2013). Pesquisador de narrativas africanas, citado pela revista Piauí como o Cronista dos Negros no Twitter, é colunista da Vice Brasil, já colaborou com The Intercept Brasil e a Revista Superinteressante . Reconhecido pelas thread com narrativas afrocentradas que já alcançaram milhões de visualizações no twitter. Dá aulas de Gamificação em cursos de pós-graduação na ESPM e trabalha como consultor, além de desenvolver projetos para startups. Foi um dos responsáveis por 5 edições da gamificação do maior evento de TI da América Latina, o IT Forum. Palestrante de eventos internacionais e com projetos em parceria com Hospital das Clínicas e HSM.
Alê Santos
Pilar Cultura - Representatividade em novos formatos
Movimento Meninas Crespas
Instituto de ensino
O Movimento Meninas Crespas visa valorizar o cabelo crespo, resgatar a identidade negra e o poder feminino. O projeto surgiu em uma escola de Porto Alegre após uma aluna sofrer um caso de racismo. Depois do episódio, várias meninas passaram a se reunir com a professora Perla Santos – fundadora e uma das coordenadoras – para conversar sobre cabelo crespo e negritude. Atualmente o projeto está em transição para a criação do Instituto Meninas Crespas e é formado por mães, pais, crianças, jovens, professores e educadores populares que buscam uma educação afrocentrada, enegrecendo o currículo escolar e convidando a comunidade na qual está inserida.
Movimento Meninas Crespas
Pilar Educação - Educação e Oportunidades
Cacique Raoni
Líder indígena
Raoni Metuktire é um líder indígena brasileiro da etnia Caiapó. Conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas, em 1978, foi tema de um documentário intitulado “Raoni” que foi indicado ao prêmio Oscar. Desde então, o interesse dos meios de comunicação brasileiros pela questão ambiental fez, dele, um porta-voz natural da luta pela preservação da floresta amazônica. Em 27 de setembro de 2011, Raoni recebeu o título de cidadão honorário da cidade de Paris das mãos do prefeito Bertrand Delanoë, em reconhecimento por sua luta em defesa da preservação da Floresta Amazônica. Raoni também teve sua iniciativa apoiada pelos presidentes franceses François Mitterrand e Jacques Chirac, por Juan Carlos da Espanha, Carlos, Príncipe de Gales, pelo Papa João Paulo II, dentre muitos outros.
Cacique Raoni
Pilar Educação - Inspiração - Homenageados
Chica Xavier (em memória)
Atriz
Francisca Xavier Queiroz de Jesus, conhecida como Chica Xavier, foi uma grande e consagrada atriz de teatro, cinema e da televisão brasileira. Mesmo sendo mais conhecida pelo grande público por seus trabalhos nas telenovelas, com mais de 50 personagens, ela também atuou no teatro nacional há mais de 60 anos e é uma grande personalidade da representatividade negra na arte do Brasil. Chica Xavier lançou um livro, em 1999, reunindo as cantigas e rezas que compôs ao longo de 30 anos para louvar seus santos de fé. Em 2011 ganhou o Centro Cultural Atriz Chica Xavier no Projeto Social No Palco da Vida, coordenado pelo ator Wal Schneider, onde guarda o acervo contando sua carreira no Teatro, TV e Cinema. Em 2013 a escritora Teresa Montero escreveu a biografia “Chica Xavier: Mãe do Brasil” que registrou a trajetória da atriz na TV, no cinema e no teatro. Chica Xavier faleceu em 2020 aos 88 anos.
Chica Xavier (em memória)
AtrizPilar Educação - Inspiração - Homenageados
Alcione
Cantora
Alcione Dias Nazareth é uma cantora, compositora e instrumentista brasileira. Sendo uma das mais notórias sambistas do país, a cantora recebeu a alcunha de Rainha do Samba. Alcione realizou turnê por quatro meses pela América Latina e morou na Europa por dois anos em turnê pela Itália. Em 2007 interpretou a cantora americana Lady Brown, na minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, na Rede Globo. Em 2015, canta “Juízo Final” na abertura da novela da Rede Globo, A Regra do Jogo. A sambista também coleciona prêmios como: Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode e Prêmio da Música Brasileira como Melhor Cantora de Samba.
Alcione
Pilar Educação - Inspiração - Homenageados
Nei Lopes
Compositor e intérprete
Nei Braz Lopes é compositor e intérprete de música popular, além de escritor e estudioso das culturas africanas, no continente de origem e na Diáspora. Bacharel em Direito e Ciências Sociais tem mais de 30 livros publicados e centrados na temática africana e afro-originada, além de possuir mais de 350 músicas gravadas desde 1972. Recebeu em 2012 da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro o título de doutor honoris causa. Antes disso, por seu trabalho como intelectual e artista, em 1998, Nei Lopes foi agraciado com a Medalha Pedro Ernesto, conferida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro; em novembro de 2005 recebia , do Governo Brasileiro, a Ordem do Mérito Cultural, no grau de comendador; e em junho de 2006 era focalizado pela Revista O Globo (nº. 100, 25.06.06) na reportagem “100 brasileiros geniais”.
Nei Lopes
Pilar Educação - Intelectualidade negra
Soma – Grupo de afinidade Mattos Filho
Diversidade étnica e racial
Soma é um grupo de afinidade formado por profissionais do escritório de advocacia Mattos Filho que tem o objetivo de discutir e ampliar ações de promoção à equidade étnico-racial no mercado jurídico e na sociedade. Na busca por um ambiente de trabalho ainda mais inclusivo, o Soma é um marco do programa de Diversidade e Inclusão na expansão de oportunidades de crescimento a perfis de profissionais diversos. Desde 2017, advogados e liderança do Mattos Filho estão envolvidos com atividades e eventos que incentivam à diversidade racial no meio jurídico. Dentre elas, o Incluir Direito, promovido pelo Centro de Estudos das Sociedades de Advogados e reconhecido internacionalmente pelo Latin Lawyer 2018 (Diversity Initiative of the Year).
Soma – Grupo de afinidade Mattos Filho
Pilar Empregabilidade - Comprometimento Racial
Rachel Maia
CEO Lacoste
Rachel O. Maia é a atual CEO da Lacoste S.A. (Brasil). Como CEO negra, Rachel representa menos de 1% dos CEOs do Brasil e serve de inspiração para muitas mulheres e pessoas negras na América Latina. Rachel é graduada em contabilidade e possui MBA pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Rachel também concluiu o curso de Negociação e Liderança por meio do Programa de Educação Executiva da Harvard Business School e treinamento de gerenciamento geral na Universidade de Victoria na Colômbia Britânica, Canadá. Rachel é membro do Conselho Geral do Consulado Dinamarquês e da Câmara de Comércio Dinamarquesa, bem como membro do Comitê do Presidente da Câmara Americana de Comércio, do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, do Grupo de Mulheres Brasileiras e do Comitê Econômico e Social Conselho de Desenvolvimento.
Rachel Maia
Pilar Empregabilidade - Liderança Negra
Adriana Barbosa
Gestão de eventos
Adriana Barbosa é formada em gestão de eventos com especialização em gestão cultural pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC) da ECA – USP. Criadora da maior feira negra da América Latina, Adriana contribuiu para a formação do conceito de empreendedorismo negro no Brasil. Em 15 anos de Feira Preta, um espaço de valorização da produção e da cultura negra, Adriana Barbosa já levou mais de 130 mil pessoas a eventos e ajudou outros empreendedores a movimentarem cerca de R$ 3,5 milhões em São Paulo, Brasília, São Luís e Rio de Janeiro. Recentemente criou a Black Codes, uma plataforma de pesquisa sobre consumo da população negra.
Adriana Barbosa
Pilar Empregabilidade - Trajetória empreendedora
CISCO
Para acelerar o desenvolvimento de profissionais negros dentro da empresa, a Cisco conta com programas como o Diverse Talent Accelerators (DTA) e Smart Tools, para expandir o olhar para os talentos que se autodeclaram pretos e pardos, permitindo o aumento deste grupo na companhia. Essas iniciativas vêm transformando a maneira que a Cisco encontra, atrai e contrata talentos diversos. Além disso, ao contratar ou promover pessoas, os processos da empresa incluem uma revisão profunda de fatores que possam influenciar ou criar um desequilíbrio no ambiente equitativo. A Cisco também tem focado na capacitação de jovens profissionais negros em tecnologia pelo Cisco Network Academy por meio das parcerias com instituições como Faculdade Zumbi dos Palmares, Gerando Falcões, entre outras.
CISCO
Pilar Empregabilidade - Melhores práticas culturais e étnico-raciais
Atrações
Antônio Pitanga
Ator
BK’
Compositor
Isabel Fillardis
Atriz
Iza
Cantora
Kaê Guajajara
Cantora
Margareth Menezes
Cantora
Mart’nália
Cantora-compositora
MC Lan
Cantor
Rael
Cantor
Rosa Marya
Atriz e Cantora
Anfitriões
Alexandre Vellila
CEO da Cellep
Alexandre Vellila
CEO da Cellep
Arapuan Motta Netto
Reitor da Unisuam
Arapuan Motta Netto
Reitor da Unisuam
Debora Mattos
Diretora de Operações da Coca-Cola Brasil
Debora Mattos
Diretora de Operações da Coca-Cola Brasil
Eduardo Santos
Gerente Nacional EF Educations First
Eduardo Santos
Gerente Nacional EF Educations First
Fran Lemos
Diretora-executiva do Sistema B Brasil
Fran Lemos
Diretora-executiva do Sistema B Brasil
Gaetano Crupi
Presidente e General Manager da BMS
Gaetano Crupi
Presidente e General Manager da BMS
Glaucimar Peticov
Diretora Executiva – Bradesco
Glaucimar Peticov
Diretora Executiva - Bradesco
Josélio Raymundo
Diretor de Operações na Aegea Saneamento e Participações
Josélio Raymundo
Diretor de Operações na Aegea Saneamento e Participações
Maurício Adade
Presidente da DSM América Latina
Maurício Adade
Presidente da DSM América Latina
Sofia Esteves
Presidente do Conselho do Grupo Cia de Talentos e Comentarista de Carreira GloboNews
Sofia Esteves
Presidente do Conselho do Grupo Cia de Talentos e Comentarista de Carreira GloboNews
Suzy Yoshimura
Diretora de Sustentabilidade e Impacto Social na GPA
Suzy Yoshimura
Diretora de Sustentabilidade e Impacto Social na GPA
Theunis Marinho
Presidente da ABRH-SP
Theunis Marinho
Presidente da ABRH-SP
Alexandre Vellila
CEO da Cellep
Alexandre Vellila
CEO da Cellep
Arapuan Motta Netto
Reitor da Unisuam
Arapuan Motta Netto
Reitor da Unisuam
Debora Mattos
Diretora de Operações da Coca-Cola Brasil
Debora Mattos
Diretora de Operações da Coca-Cola Brasil
Eduardo Santos
Gerente Nacional EF Educations First
Eduardo Santos
Gerente Nacional EF Educations First
Fran Lemos
Diretora-executiva do Sistema B Brasil
Fran Lemos
Diretora-executiva do Sistema B Brasil
Gaetano Crupi
Presidente e General Manager da BMS
Gaetano Crupi
Presidente e General Manager da BMS
Glaucimar Peticov
Diretora Executiva – Bradesco
Glaucimar Peticov
Diretora Executiva - Bradesco
Josélio Raymundo
Diretor de Operações na Aegea Saneamento e Participações
Josélio Raymundo
Diretor de Operações na Aegea Saneamento e Participações
Maurício Adade
Presidente da DSM América Latina
Maurício Adade
Presidente da DSM América Latina
Sofia Esteves
Presidente do Conselho do Grupo Cia de Talentos e Comentarista de Carreira GloboNews
Sofia Esteves
Presidente do Conselho do Grupo Cia de Talentos e Comentarista de Carreira GloboNews
Suzy Yoshimura
Diretora de Sustentabilidade e Impacto Social na GPA
Suzy Yoshimura
Diretora de Sustentabilidade e Impacto Social na GPA
Theunis Marinho
Presidente da ABRH-SP
Theunis Marinho
Presidente da ABRH-SP
Indicados e Categorias
Coca-Cola Brasil
Grupo de Afinidade Racial
O Grupo de Afinidade Racial da Coca-Cola é parte do Comitê de Diversidade da empresa que foi criado por funcionários negros da Coca-Cola Brasil. O Grupo, que conta com 29 integrantes, tem o objetivo de transformar discurso em práticas corporativas, promovendo um ambiente de trabalho inclusivo, com oportunidades de crescimento pessoal e profissional para todos. Para isso, o time tem três prioridades: ser um espaço seguro e de acolhimento para os negros; comunicar-se com as equipes responsáveis pelas marcas da companhia e atores de todo o setor de alimentos e bebidas para amplificar a agenda de equidade racial; e apoiar a área de recursos humanos, para propor políticas inclusivas.
Coca-Cola Brasil
Grupo de Afinidade Racial
Grupo de Afinidade Racial O Grupo de Afinidade Racial da...
Soma – Grupo de afinidade Mattos Filho
Diversidade étnica e racial
Soma é um grupo de afinidade formado por profissionais do escritório de advocacia Mattos Filho que tem o objetivo de discutir e ampliar ações de promoção à equidade étnico-racial no mercado jurídico e na sociedade. Na busca por um ambiente de trabalho ainda mais inclusivo, o Soma é um marco do programa de Diversidade e Inclusão na expansão de oportunidades de crescimento a perfis de profissionais diversos. Desde 2017, advogados e liderança do Mattos Filho estão envolvidos com atividades e eventos que incentivam à diversidade racial no meio jurídico. Dentre elas, o Incluir Direito, promovido pelo Centro de Estudos das Sociedades de Advogados e reconhecido internacionalmente pelo Latin Lawyer 2018 (Diversity Initiative of the Year).
Soma – Grupo de afinidade Mattos Filho
Diversidade étnica e racial
Diversidade étnica e racial Soma é um grupo de afinidade...
Unitedhealth Group/ AMIL – Coletivo Melanina
Grupo de diálogo de Inclusão e Diversidade
O Coletivo Melanina é um Grupo de diálogo de Inclusão e Diversidade do UnitedHealth Group Brasil, companhia de saúde da qual a Amil faz parte. A empresa apoia seis grupos de diálogos, formados por mais de 200 colaboradores voluntários, com temas específicos que buscam desenvolver e promover uma cultura que elimine barreiras nas políticas e práticas da organização como um todo. O Melanina surgiu para reforça a importância do engajamento executivo em iniciativas que criem um ambiente de trabalho cada vez mais plural, aumentando a representatividade de líderes negros nas empresas.
Unitedhealth Group/ AMIL – Coletivo Melanina
Grupo de diálogo de Inclusão e Diversidade
Grupo de diálogo de Inclusão e Diversidade O Coletivo Melanina...
Edvaldo Vieira – AMIL
AMIL
Edvaldo Vieira é formado em administração e possui MBA em Administração de Negócios. Construiu sua carreira trabalhando em empresas de saúde e hoje em dia atua como COO da Amil. Considerado uma liderança negra referência, Edvaldo é sponsor do Coletivo Melanina da Amil e atua ativamente para engajar o executivo em iniciativas que criem um ambiente de trabalho cada vez mais plural, aumentando a representatividade de líderes negros nas empresas.
Edvaldo Vieira – AMIL
AMIL
AMIL Edvaldo Vieira é formado em administração e possui MBA...
Marcelo Leal
Diretor de Marketing de Produto da Microsoft
Marcelo Leal ocupa o cargo de liderança em uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Microsoft. Ao longo dos seus 25 anos de experiência no mercado de trabalho, Marcelo vem projetando, implementando e gerenciando equipes e soluções para fornecer serviços escalonáveis e resilientes, infraestrutura operacional automatizada (econômica), desempenho e proteção de dados para sistemas altamente disponíveis.
Marcelo Leal
Diretor de Marketing de Produto da Microsoft
Diretor de Marketing de Produto da Microsoft Marcelo Leal ocupa...
Rachel Maia
CEO Lacoste
Rachel O. Maia é a atual CEO da Lacoste S.A. (Brasil). Como CEO negra, Rachel representa menos de 1% dos CEOs do Brasil e serve de inspiração para muitas mulheres e pessoas negras na América Latina. Rachel é graduada em contabilidade e possui MBA pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Rachel também concluiu o curso de Negociação e Liderança por meio do Programa de Educação Executiva da Harvard Business School e treinamento de gerenciamento geral na Universidade de Victoria na Colômbia Britânica, Canadá. Rachel é membro do Conselho Geral do Consulado Dinamarquês e da Câmara de Comércio Dinamarquesa, bem como membro do Comitê do Presidente da Câmara Americana de Comércio, do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, do Grupo de Mulheres Brasileiras e do Comitê Econômico e Social Conselho de Desenvolvimento.
Rachel Maia
CEO Lacoste
CEO Lacoste Rachel O. Maia é a atual CEO da...
Adriana Barbosa
Gestão de eventos
Adriana Barbosa é formada em gestão de eventos com especialização em gestão cultural pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC) da ECA – USP. Criadora da maior feira negra da América Latina, Adriana contribuiu para a formação do conceito de empreendedorismo negro no Brasil. Em 15 anos de Feira Preta, um espaço de valorização da produção e da cultura negra, Adriana Barbosa já levou mais de 130 mil pessoas a eventos e ajudou outros empreendedores a movimentarem cerca de R$ 3,5 milhões em São Paulo, Brasília, São Luís e Rio de Janeiro. Recentemente criou a Black Codes, uma plataforma de pesquisa sobre consumo da população negra.
Adriana Barbosa
Gestão de eventos
Gestão de eventos Adriana Barbosa é formada em gestão de...
Anapuaka Muniz Tupinambá
Comunicação
Anapuaka Muniz Tupinambá é fundador da primeira rádio indígena do país e usa o ativismo online para dar visibilidade a povos que muita gente só conhece dos livros de história. Filho de pai indígena e mãe negra, ele nasceu e cresceu em São Paulo, mas sempre foi ciente de sua ancestralidade. Dos 8 aos 13 anos, vivenciou o cotidiano na aldeia Tupinambá, no sul da Bahia, e de lá veio para o Rio de Janeiro para estudar em uma “escola de branco”. A paixão pela comunicação o fez perceber a importância de criar espaços de protagonismo para os indígenas, sem abrir mão de dialogar com outros povos. Em 2011, sua trajetória foi reconhecida pelo Prêmio Mozilla Firefox: Libertadores da Web. Dois anos depois, ele criou a primeira rádio web indígena do país: a Rádio Yandê, que significa “nós” em tupi, com o objetivo de dar visibilidade e conectar os mais de 300 povos indígenas do Brasil.
Anapuaka Muniz Tupinambá
Radialista
Comunicação Anapuaka Muniz Tupinambá é fundador da primeira rádio indígena...
Kondzilla
Produtor e compositor
Konrad Dantas é um compositor, produtor, empresário brasileiro. Conhecido pelo nome artístico KondZilla, Konrad é fundador da produtora que leva seu nome artístico Kondzilla Records, sendo um dos principais responsáveis pelo sucesso do funk brasileiro da atualidade. Tem, atualmente, o maior canal do YouTube Brasil e da América Latina, e o segundo maior canal de música do mundo, com mais de 50 milhões de inscritos. Ao longo de sua carreira, Kondzilla trabalhou com artistas como Anitta, Karol Conka, Racionais MC´s e Kevinho. Em 2019 produziu em conjunto com a Netflix a série “Sintonia”. Seus trabalhos já ganharam prêmios como Digital Awards BR, em 2017 e GQ – Men Of The Year, em 2018.
Kondzilla
Produtor e compositor
Produtor e compositor Konrad Dantas é um compositor, produtor, empresário...
SANTANDER
O banco Santarder se compromete em manter um ambiente diverso e representativo, para isso, cada departamento da organização contribui com algumas ações como, por exemplo, criando peças de comunicação com imagens que representam a diversidade étnica-racial, acompanhando o percentual de candidatos negros contratados e atuando, quando necessário, para garantir a diversidade nos processos de seleção. Além disso, a instituição também trabalha a questão racial em treinamentos que tem gestores e gestoras como público-alvo, como o treinamento “Diversidade na Prática”, “Habilidades de Gestão de Pessoas” e “Formação de Líderes”, todos para garantir que a equipe esteja alinhada na questão e tenham o respeito e os comportamentos esperados de um líder Santander.
SANTANDER
O banco Santarder se compromete em manter um ambiente diverso...
BRADESCO
Em 2019, a organização lançou sua Política de Diversidade e Inclusão, que reafirma seu compromisso pela manutenção de um ambiente diverso e inclusivo. O Bradesco também criou a plataforma #AliadosPeloRespeito, que reúne grupos de trabalho, como o grupo de diversidade e inclusão, sustentabilidade e diversidade, e os grupos de afinidade da temática Étnico-Racial. O principal objetivo da plataforma é organizar e priorizar pautas identitárias e ações afirmativas de equidade, diversidade e respeito a etnias, culturas e religiões. Além disso, o Grupo de Trabalho de Diversidade e Inclusão, e o Grupo de Afinidade Étnico-Racial promovem ações de educação e de comunicação que ampliam a reflexão acerca da temática e proporcionam formas de expandir perspectivas.
BRADESCO
Em 2019, a organização lançou sua Política de Diversidade e...
EMEI Nelson Mandela
Instituto de ensino
A Escola Municipal de Educação Infantil Nelson Mandela, fundada em 1955 na zona norte de São Paulo, é uma referência para a educação pública, com projetos premiados no combate ao racismo e inclusão de projetos inovadores. A escola ganhou uma série de prêmios por suas iniciativas pedagógicas, entre eles o 6º prêmio “Educar para a Igualdade”- Categoria Escola, promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, e diversas homenagens da Câmara municipal de São Paulo. Com o processo de implementação da Lei 10.639 – que tornou obrigatória a inclusão da “História e Cultura Afro-brasileira” nos currículos – a escola assumiu definitivamente a responsabilidade de combater o racismo e qualquer tipo de preconceito desde a primeira infância.
EMEI Nelson Mandela
Instituto de ensino
Instituto de ensino A Escola Municipal de Educação Infantil Nelson...
Instituto Esperança Garcia – Educação, Arte e Cultura (Quilombo da Parada)
Instituto de ensino
O Instituto Esperança Garcia – Educação, Arte e Cultura foi fundado em 2019 e tem como origem o coletivo Esperança Garcia que atua há 10 anos na região noroeste da cidade de São Paulo com atividades de Educação, Arte e Cultura Negra e com ações socioambientais. O Quilombo da Parada é a sede do Instituto e também um centro cultural localizado na Comunidade do Estância Jaraguá, que desde de 2015 realiza atividades educacionais, culturais, artísticas e socioambientais para mulheres, adolescentes e crianças em situação de vulnerabilidade social. O Quilombo tem como missão instrumentalizar mulheres, adolescentes e meninas negras para o enfrentamento ao racismo, preconceito, criminalização e violência, através de ações voltadas à melhoria das condições de vida da população negra.
Instituto Esperança Garcia – Educação, Arte e Cultura (Quilombo da Parada)
Instituto de ensino
Instituto de ensino O Instituto Esperança Garcia – Educação, Arte...
Movimento Meninas Crespas
Instituto de ensino
O Movimento Meninas Crespas visa valorizar o cabelo crespo, resgatar a identidade negra e o poder feminino. O projeto surgiu em uma escola de Porto Alegre após uma aluna sofrer um caso de racismo. Depois do episódio, várias meninas passaram a se reunir com a professora Perla Santos – fundadora e uma das coordenadoras – para conversar sobre cabelo crespo e negritude. Atualmente o projeto está em transição para a criação do Instituto Meninas Crespas e é formado por mães, pais, crianças, jovens, professores e educadores populares que buscam uma educação afrocentrada, enegrecendo o currículo escolar e convidando a comunidade na qual está inserida.
Movimento Meninas Crespas
Instituto de ensino
Instituto de ensino O Movimento Meninas Crespas visa valorizar o...
Alcione
Cantora
Alcione Dias Nazareth é uma cantora, compositora e instrumentista brasileira. Sendo uma das mais notórias sambistas do país, a cantora recebeu a alcunha de Rainha do Samba. Alcione realizou turnê por quatro meses pela América Latina e morou na Europa por dois anos em turnê pela Itália. Em 2007 interpretou a cantora americana Lady Brown, na minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, na Rede Globo. Em 2015, canta “Juízo Final” na abertura da novela da Rede Globo, A Regra do Jogo. A sambista também coleciona prêmios como: Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode e Prêmio da Música Brasileira como Melhor Cantora de Samba.
Alcione
Cantora
Cantora Alcione Dias Nazareth é uma cantora, compositora e instrumentista...
Cacique Raoni
Líder indígena
Raoni Metuktire é um líder indígena brasileiro da etnia Caiapó. Conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas, em 1978, foi tema de um documentário intitulado “Raoni” que foi indicado ao prêmio Oscar. Desde então, o interesse dos meios de comunicação brasileiros pela questão ambiental fez, dele, um porta-voz natural da luta pela preservação da floresta amazônica. Em 27 de setembro de 2011, Raoni recebeu o título de cidadão honorário da cidade de Paris das mãos do prefeito Bertrand Delanoë, em reconhecimento por sua luta em defesa da preservação da Floresta Amazônica. Raoni também teve sua iniciativa apoiada pelos presidentes franceses François Mitterrand e Jacques Chirac, por Juan Carlos da Espanha, Carlos, Príncipe de Gales, pelo Papa João Paulo II, dentre muitos outros.
Cacique Raoni
Líder indígena
Líder indígena Raoni Metuktire é um líder indígena brasileiro da...
Chica Xavier (em memória)
Atriz
Francisca Xavier Queiroz de Jesus, conhecida como Chica Xavier, foi uma grande e consagrada atriz de teatro, cinema e da televisão brasileira. Mesmo sendo mais conhecida pelo grande público por seus trabalhos nas telenovelas, com mais de 50 personagens, ela também atuou no teatro nacional há mais de 60 anos e é uma grande personalidade da representatividade negra na arte do Brasil. Chica Xavier lançou um livro, em 1999, reunindo as cantigas e rezas que compôs ao longo de 30 anos para louvar seus santos de fé. Em 2011 ganhou o Centro Cultural Atriz Chica Xavier no Projeto Social No Palco da Vida, coordenado pelo ator Wal Schneider, onde guarda o acervo contando sua carreira no Teatro, TV e Cinema. Em 2013 a escritora Teresa Montero escreveu a biografia “Chica Xavier: Mãe do Brasil” que registrou a trajetória da atriz na TV, no cinema e no teatro. Chica Xavier faleceu em 2020 aos 88 anos.
Chica Xavier (em memória)
Atriz
Atriz Francisca Xavier Queiroz de Jesus, conhecida como Chica Xavier,...
Daniel Munduruku
Escritor e professor
Daniel Munduruku é um escritor e professor brasileiro da etnia Munduruku. Formado em Filosofia, com licenciatura em História e Psicologia, Daniel Lecionou durante dez anos e atuou como educador social de rua pela Pastoral do Menor de São Paulo. Autor de mais de 50 obras, foi premiado com a Menção de livro Altamente Recomendável pela FNLIJ pelos livros “Coisas de índio” e “As serpentes que roubaram a noite”. Seu livro “Meu avô Apolinário” também foi escolhido pela Unesco para receber Menção honrosa no Prêmio Literatura para crianças e Jovens na questão da tolerância. Daniel é uma das maiores referências de intelectualidade, narrativas e culturas indígenas, participando ativamente de palestras e seminários que destacam o papel da cultura indígena na formação da sociedade brasileira.
Daniel Munduruku
Escritor e professor
Escritor e professor Daniel Munduruku é um escritor e professor...
Katemari Rosa
Física
Katemari Diogo da Rosa é graduada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestra em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia, mestra em Science Education pelo Teachers College e doutora em Science Education pela Columbia University. Atualmente Katemari é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, onde coordena de área do PIBID Física. A pesquisadora é integrante da Sociedade Brasileira de Física, sócia da American Physical Society, atuando como membro do Comitê Executivo do Fórum on the History of Physics (2018-2021) e faz parte da American Association of Physics Teachers, na qual integra o Committee for International Physics Education (2018-2021). Além disso, é membro da National Organization of Gay and Lesbian Scientists and Technical Professionals (NOGLSTP) e da Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os (ABPN).
Katemari Rosa
Física
Física Katemari Diogo da Rosa é graduada em Física pela...
Nei Lopes
Compositor e intérprete
Nei Braz Lopes é compositor e intérprete de música popular, além de escritor e estudioso das culturas africanas, no continente de origem e na Diáspora. Bacharel em Direito e Ciências Sociais tem mais de 30 livros publicados e centrados na temática africana e afro-originada, além de possuir mais de 350 músicas gravadas desde 1972. Recebeu em 2012 da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro o título de doutor honoris causa. Antes disso, por seu trabalho como intelectual e artista, em 1998, Nei Lopes foi agraciado com a Medalha Pedro Ernesto, conferida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro; em novembro de 2005 recebia , do Governo Brasileiro, a Ordem do Mérito Cultural, no grau de comendador; e em junho de 2006 era focalizado pela Revista O Globo (nº. 100, 25.06.06) na reportagem “100 brasileiros geniais”.
Nei Lopes
Compositor e intérprete
Compositor e intérprete Nei Braz Lopes é compositor e intérprete...
Elza Soares
Cantora e compositora
Elza Gomes da Conceição é uma cantora e compositora brasileira. Em 1999, foi eleita pela Rádio BBC de Londres como a cantora brasileira do milênio. Além disso, Elza aparece na lista das 100 maiores vozes da música brasileira elaborada pela revista Rolling Stone Brasil. Elza tem também uma história de vida de muitos altos e baixos. Aos onze anos de idade foi obrigada pelo pai a abandonar os estudos e casar-se. Teve filhos muito jovem e também ficou viúva muito cedo. Transformou todas as suas dores em música. Defensora dos direitos dos negros, mulheres, periféricos e da educação de qualidade, Elza Soares pauta com frequência tais questões em suas publicações, entrevistas e músicas.Tem 440 mil seguidores no Instagram e 100 mil inscritos em seu canal do Youtube.
Elza Soares
Cantora e compositora
Cantora e compositora Elza Gomes da Conceição é uma cantora...
Emicida
Rapper
Leandro Roque de Oliveira, conhecido como Emicida, é um rapper, cantor e compositor brasileiro considerado uma das maiores revelações do hip hop do Brasil da década de 2000. Além de ser cantor, Emicida atuou como repórter nos programas Manos e Minas, da TV Cultura e no sangue B da MTV. Em 2015, lançou o álbum Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa… que lhe rendeu uma indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Urbana. Emicida coleciona prêmios como MVA, Prêmio Multishow, Prêmio Contigo, Prêmio APCA Música Popular. Além de ter seu trabalho reconhecido na música, Emicida também é autor do livro infantil “Amoras”, que estimula as crianças a terem contato com sua negritude de forma positiva. Emicida possui mais de 1,8 milhões de seguidores no Instagram e 1,36 milhões de inscritos no Youtube.
Emicida
Rapper
Rapper Leandro Roque de Oliveira, conhecido como Emicida, é um...
Lia de Itamaracá
Dançarina, compositora e cantora
Maria Madalena Correia do Nascimento, conhecida como Lia de Itamaracá, é dançarina, compositora e cantora de ciranda brasileira, considerada a mais célebre cirandeira do Brasil, foi titulada como Patrimônio Vivo do estado de Pernambuco e recebeu a medalha do Mérito Cultural do Governo Federal. Nos últimos anos, Lia tem participado de festivais e eventos que tratam do repasse de sua sabedoria às novas gerações. Em 2019, Lia recebeu o título de Doutora Honoris Causa, pela Universidade Federal de Pernambuco pelos serviços prestados à cultura de Pernambuco e do Brasil. Tendo sua importância reconhecida internacionalmente, Lia foi denominada “Diva da música negra” pelo The New York Times. Possui 6,31 mil inscritos em seu canal no Youtube.
Lia de Itamaracá
Dançarina, compositora e cantora
Dançarina, compositora e cantora Maria Madalena Correia do Nascimento, conhecida...
Bradesco – Aliados pelo respeito
Aliados pelo respeito
Com roteiro de Monique Evelle e Lua Leça, a campanha do banco Bradesco do Dia da Consciência Negra “Aliados Pelo Respeito” aborda os estereótipos naturalizados sobre o lugar e a representação de uma pessoa na sociedade. No vídeo produzido pela agência Publicis, três atores brancos reproduzem frases reais ditas por pessoas ao descreverem uma mulher negra, alguém bem-sucedido nos negócios e um artista de sucesso. Gleici Damasceno, Monique Evelle e Liniker Barros, todas mulheres negras, foram convidadas para mostrar que as respostas podem ser completamente diferentes se ampliarmos nossa perspectiva e enxergarmos a diversidade do mundo.
Veja mais sobre a campanha aqui:
Bradesco – Aliados pelo respeito
Aliados pelo respeito
Aliados pelo respeito Com roteiro de Monique Evelle e Lua...
Brookfield Energia Renovável – Racismo Exposto
Racismo Exposto
A Campanha “Racismo Exposto” desenvolvida pela Brookfield Energia Renovável, evidenciou as relações de discriminação racial no ambiente de trabalho que acontecem diariamente de forma silenciosa. Utilizando relatos de funcionários sobre situações discriminatórias que já viveram, a empresa convidou cinco artistas negros para criarem obras de arte: Adelir Silva, Airá OCrespo, Hully Roque, Paulo Victor Dias e Valquíria Pires. As obras ficaram expostas na sede da Brookfield Energia, no Rio de Janeiro, e no site criado para a ação. Ao final da exposição, as obras foram leiloadas e os valores arrecadados doados às instituições “A Rua é Nós” e “Amigos Levando Amor às Ruas”.
Veja mais sobre a campanha aqui:
https://todspeladiversidade.com.br/etnias/
Brookfield Energia Renovável – Racismo Exposto
Racismo Exposto
Racismo Exposto A Campanha “Racismo Exposto” desenvolvida pela Brookfield Energia...
Coca Cola Brasil + WMcCann
Juntos a Magia Acontece
A Campanha “Juntos a Magia Acontece” teve como conceito lembrar as pessoas de que apesar das diferenças, existem laços maiores que nos conectam. A ação é uma parceria entre a agência WMcCann, a Coca-Cola e a rede Globo, que levou pela primeira vez na televisão brasileira um Papel Noel protagonizado por um homem negro. A história da Campanha que foi exibida em horário nobre no dia 25/12/2019, é contada por um elenco majoritariamente formado por atores negros, como Fabrício Boliveira, Camila Pitanga, Zezé Motta e Milton Gonçalves que interpreta o Papai Noel. O roteiro que se tornou um marco de representatividade e inclusão, foi escrito pela jovem Clessia Regina Martins, e conta a história do avô que queria juntar sua família após um momento difícil e acabou se tornando o Papai Noel da Coca-Cola.
Veja mais sobre a campanha aqui:
Coca Cola Brasil + WMcCann
Juntos a Magia Acontece
Juntos a Magia Acontece A Campanha “Juntos a Magia Acontece”...
Cecília Olliveira
Jornalista
Cecília Olliveira é jornalista, pós graduada em Criminalidade e Segurança Pública e em Administração Pública com ênfase em Gestão Sociais. Foi consultora da Anistia Internacional, onde atuou como pesquisadora e desenvolveu a plataforma de dados sobre violência armada Fogo Cruzado, hoje gerido pelo Instituto Update. Cecília foi ainda consultora de comunicação da LEAP Brasil e assessora de comunicação do PRVL (Programa de Redução da Violência Letal contra Adolescentes e Jovens), uma Iniciativa do Observatório de Favelas realizada em Conjunto com o UNICEF e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A jornalista também coordenou a equipe de comunicação da Redes da Maré, editando o jornal Maré de Notícias. Hoje é colunista do The Intercept Brasil.
Cecília Olliveira
Jornalista
Jornalista Cecília Olliveira é jornalista, pós graduada em Criminalidade e...
Djamila Ribeiro
Pesquisadora e mestre em Filosofia Política
Djamila Taís Ribeiro dos Santos é pesquisadora e mestra em Filosofia Política, feminista negra e escritora brasileira. Colunista com passagem pela Folha de São Paulo, revista ELLE, CartaCapital, Blogueiras Negras e Revista AzMina, Djamila possui forte presença no ambiente digital. Ao longo de sua trajetória, recebeu algumas premiações como Prêmio Cidadão SP em Direitos Humanos em 2016, Trip Transformadores em 2017, Melhor colunista no Troféu Mulher Imprensa em 2018 e Prêmio Dandara dos Palmares. Está entre as 100 pessoas mais influentes do mundo abaixo de 40 anos, segundo a ONU. Também é conselheira do Instituto Vladimir Herzog. Foi escolhida como “Personalidade do Amanhã” pelo governo francês em 2019.
Djamila Ribeiro
Pesquisadora e mestre em Filosofia Política
Pesquisadora e mestre em Filosofia Política Djamila Taís Ribeiro dos...
Maria Sylvia de Oliveira
Advogada
Maria Sylvia de Oliveira é advogada e atua na área de Direitos Humanos Questões de Gênero, Raça e Etnia e no enfrentamento à violência contra a mulher e violência doméstica e familiar. É pós-graduada em Direito Empresarial e em Direito Tributário, além de ser sócia e atual Presidente do Instituto da Mulher Negra – Geledés. Militante no Movimento Negro e Feminista Negro desde 1994, Maria Sylvia é também a atual Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SP e Coordenadora Regional do Curso Promotoras Legais Populares, projeto que visa a capacitação de Lideranças Femininas Comunitárias em direitos humanos e direito das mulheres.
Maria Sylvia de Oliveira
Advogada
Advogada Maria Sylvia de Oliveira é advogada e atua na...
Alê Santos
Escritor
Alê Santos é um escritor de Ficção e Fantasia Afro-americana, que representou o Brasil em uma Antologia Mundial de Scifi (2013). Pesquisador de narrativas africanas, citado pela revista Piauí como o Cronista dos Negros no Twitter, é colunista da Vice Brasil, já colaborou com The Intercept Brasil e a Revista Superinteressante . Reconhecido pelas thread com narrativas afrocentradas que já alcançaram milhões de visualizações no twitter. Dá aulas de Gamificação em cursos de pós-graduação na ESPM e trabalha como consultor, além de desenvolver projetos para startups. Foi um dos responsáveis por 5 edições da gamificação do maior evento de TI da América Latina, o IT Forum. Palestrante de eventos internacionais e com projetos em parceria com Hospital das Clínicas e HSM.
Alê Santos
Escritor
Escritor Alê Santos é um escritor de Ficção e Fantasia...
Brô Mcs
Grupo de Rap
Para criar um grupo de rap, quatro indígenas Guarani Kaiowá tiveram que ignorar objeções de dois lados: de um, um público estranho à ideia do ritmo ser apropriado pela etnia; de outro, no interior de seu próprio povoado, com caciques questionando a empreitada. Os contratempos foram desfeitos, e os Brô MC’s ganharam repercussão cantando sobre o cotidiano das aldeias Jaguapiru e Bororó, localizadas na cidade de Dourados, oeste do Mato Grosso do Sul. Citam, nas letras, a luta pela terra, a questão da identidade indígena, problemas como o consumo de drogas e álcool e os altos índices de suicídio das aldeias.
Brô Mcs
Grupo de Rap
Grupo de Rap Para criar um grupo de rap, quatro...
Tia Ma
Jornalista
Maíra Azevedo é jornalista, humorista, palestrante e influenciadora digital. Conhecida na internet como “Tia Má”, Maíra é consultora no programa Encontro com Fátima Bernardes, na Rede Globo, e tem um canal no Youtube onde fala sobre assuntos do cotidiano, relacionamento, feminismo e racismo. Militante do movimento negro, Maíra ganhou o prêmio de jornalismo Abdias do Nascimento, pelo caderno especial da consciência negra em 2014. Um ano depois, em 2015, ela foi eleita uma das 25 negras mais influentes da internet. Em fevereiro de 2020 Tia Má lançou seu primeiro livro, “Como se livrar de um relacionamento ordinário?” (Ed. Agir), no qual fala, a partir de sua própria experiência, de relacionamentos afetivos, autoestima e amor próprio.
Tia Ma
Jornalista
Jornalista Maíra Azevedo é jornalista, humorista, palestrante e influenciadora digital....
Nath Finanças
Educação Financeira
Nathalia Rodrigues de Oliveira tem apenas 21 anos mas se tornou referência para muita gente ao falar sobre educação financeira para as pessoas que estão presas em dívidas com cartão de crédito e que gostariam de investir alguma parte de seu dinheiro, mesmo ganhando pouco. Com orientações simples de entender e um estilo muito bem humorado, em pouco tempo Nath conquistou milhares de seguidores na internet. Conhecida por seu canal no YouTube, o Nath Finanças, o objetivo dela é falar de economia de um jeito fácil, que possibilite alguém que ganhe um salário mínimo fazer um planejamento de investimento, além de organizar suas finanças pessoais. Para isso é preciso também que as pessoas entendam o que é o PIB e por que a flutuação do dólar pode afetar a nossa vida financeira. Além, é claro, de anotar seus gastos e guardar até mesmo moedas.
Nath Finanças
Educação Financeira
Educação Financeira Nathalia Rodrigues de Oliveira tem apenas 21 anos...
Preta Rara
Rapper
Joyce Fernandes tem 31 anos é rapper, turbanista, professora de história, modelo Plus Size, poetisa e proprietária da marca “Audácia Afro Moda”. Conhecida na internet como Preta Rara, Joyce tem sua trajetória marcada pela atuação movimentos negros e feministas. O uso da hashtag #EuEmpregadaDoméstica, lançada no dia 20 de julho, abriu um novo espaço para o diálogo sobre as condições das empregadas domésticas no país. Depois de escrever, em sua página pessoal, um depoimento contando sobre um abuso de poder sofrido na época em era doméstica, Joyce começou a receber uma enxurrada de mensagens e se viu obrigada a criar um espaço só para divulgar os novos relatos. Atualmente está gravando uma websérie, Nossa Voz Ecoa, que foi contemplada no Proac Cultura Negra/2016.
Preta Rara
Rapper
Rapper Joyce Fernandes tem 31 anos é rapper, turbanista, professora...
Jurados
Categoria Cultura
Flávia Oliveira
Jornalista. Colunista do jornal O Globo, comentarista do programa Em Pauta e Jornal das Dez, da Rádio CBN
Flávia Oliveira
Jornalista. Colunista do jornal O Globo, comentarista do programa Em Pauta e Jornal das Dez, da Rádio CBN
Lazir Sinval
Cantora, compositora, atriz e bailarina
Lazir Sinval
Cantora, compositora, atriz e bailarina
Patrícia Pillar
Atriz, apresentadora, diretora e produtora de televisão
Patrícia Pillar
Atriz, apresentadora, diretora e produtora de televisão
Pretinho da Serrinha
Cantor, arranjador, compositor e instrumentista
Pretinho da Serrinha
Cantor, arranjador, compositor e instrumentista
Renata Tupinambá
Co-fundadora e Coordenadora de comunicação da Rádio Yandê
Renata Tupinambá
Co-fundadora e Coordenadora de comunicação da Rádio Yandê
Flávia Oliveira
Jornalista. Colunista do jornal O Globo, comentarista do programa Em Pauta e Jornal das Dez, da Rádio CBN
Flávia Oliveira
Jornalista. Colunista do jornal O Globo, comentarista do programa Em Pauta e Jornal das Dez, da Rádio CBN
Lazir Sinval
Cantora, compositora, atriz e bailarina
Lazir Sinval
Cantora, compositora, atriz e bailarina
Patrícia Pillar
Atriz, apresentadora, diretora e produtora de televisão
Patrícia Pillar
Atriz, apresentadora, diretora e produtora de televisão
Pretinho da Serrinha
Cantor, arranjador, compositor e instrumentista
Pretinho da Serrinha
Cantor, arranjador, compositor e instrumentista
Renata Tupinambá
Co-fundadora e Coordenadora de comunicação da Rádio Yandê
Renata Tupinambá
Co-fundadora e Coordenadora de comunicação da Rádio Yandê
Categoria Educação
Silvio Almeida
Advogado, filósofo, autor e professor universitário
Silvio Almeida
Advogado, filósofo, autor e professor universitário
Luciano Huck
Apresentador do programa de televisão Caldeirão do Huck, da Rede Globo
Luciano Huck
Apresentador do programa de televisão Caldeirão do Huck, da Rede Globo
Paula Beatriz
Educadora há mais de 30 anos. Professora e diretora da Escola Estadual Santa Rosa de Lima, no Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo
Paula Beatriz
Educadora há mais de 30 anos. Professora e diretora da Escola Estadual Santa Rosa de Lima, no Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo
Regina Casé
Atriz, autora, diretora, produtora e apresentadora de televisão
Regina Casé
Atriz, autora, diretora, produtora e apresentadora de televisão
Renê Silva
Jornalista, fundador e editor-chefe do Jornal Voz da Comunidade
Renê Silva
Jornalista, fundador e editor-chefe do Jornal Voz da Comunidade
Silvio Almeida
Advogado, filósofo, autor e professor universitário
Silvio Almeida
Advogado, filósofo, autor e professor universitário
Luciano Huck
Apresentador do programa de televisão Caldeirão do Huck, da Rede Globo
Luciano Huck
Apresentador do programa de televisão Caldeirão do Huck, da Rede Globo
Paula Beatriz
Educadora há mais de 30 anos. Professora e diretora da Escola Estadual Santa Rosa de Lima, no Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo
Paula Beatriz
Educadora há mais de 30 anos. Professora e diretora da Escola Estadual Santa Rosa de Lima, no Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo
Regina Casé
Atriz, autora, diretora, produtora e apresentadora de televisão
Regina Casé
Atriz, autora, diretora, produtora e apresentadora de televisão
Renê Silva
Jornalista, fundador e editor-chefe do Jornal Voz da Comunidade
Renê Silva
Jornalista, fundador e editor-chefe do Jornal Voz da Comunidade
Categoria Empregabilidade
Samantha Almeida
Diretora Twitter Next Brasil
Samantha Almeida
Diretora Twitter Next Brasil
Daniela Cachich
Vice-presidente de Marketing na PepsiCo
Daniela Cachich
Vice-presidente de Marketing na PepsiCo
Francine Lemos
Diretora-executiva do Sistema B Brasil
Francine Lemos
Diretora-executiva do Sistema B Brasil
João Diamante
Chef de cozinha no espaço “Na Minha Casa”, Jurado do programa Cozinheiros em Ação- GNT e CEO na Grupo JD
João Diamante
Chef de cozinha no espaço “Na Minha Casa”, Jurado do programa Cozinheiros em Ação- GNT e CEO na Grupo JD
Oscar Decotelli
Parceiro de Negócios, Chefe Executivo e co-fundador da DXA Investments
Oscar Decotelli
Parceiro de Negócios, Chefe Executivo e co-fundador da DXA Investments
Samantha Almeida
Diretora Twitter Next Brasil
Samantha Almeida
Diretora Twitter Next Brasil
Daniela Cachich
Vice-presidente de Marketing na PepsiCo
Daniela Cachich
Vice-presidente de Marketing na PepsiCo
Francine Lemos
Diretora-executiva do Sistema B Brasil
Francine Lemos
Diretora-executiva do Sistema B Brasil
João Diamante
Chef de cozinha no espaço “Na Minha Casa”, Jurado do programa Cozinheiros em Ação- GNT e CEO na Grupo JD
João Diamante
Chef de cozinha no espaço “Na Minha Casa”, Jurado do programa Cozinheiros em Ação- GNT e CEO na Grupo JD
Oscar Decotelli
Parceiro de Negócios, Chefe Executivo e co-fundador da DXA Investments
Oscar Decotelli
Parceiro de Negócios, Chefe Executivo e co-fundador da DXA Investments
Patrocinadores
PREMIUM

OURO



PRATA




BRONZE
















PARCEIRA DE MÍDIA

EXIBIÇÃO



DOAÇÕES


ASSESSORIA DE IMPRENSA

Fotos
Indicações 2021
Em breve mais infos no site www.simaigualdaderacial.com.br
Patrocine o Prêmio Sim à Igualdade Racial 2021
fale@simaigualdaderacial.com.br
Quer saber mais sobre o Prêmio Sim à Igualdade Racial?
Fique de olho nas nossas mídias sociais e acesse nosso site.