NOTÍCIAS

CAMPANHA IGUALDADE RACIAL: UMA CAUSA DE TODOS NO SÃO PAULO FASHION WEEK



O Instituto Identidades do Brasil, ID_BR, lançou nova campanha,  intitulada Igualdade Racial: uma causa de todos, durante o São Paulo Fashion Week, que aconteceu entre os dias 13 e 17 de março. Foi exibido o vídeo da campanha na abertura dos desfiles, contabilizando mais de 26 inserções durante todo o evento. A finalidade foi levar ao conhecimento da sociedade os dados sobre a discriminação racial, principalmente no acesso dos negros ao mercado de trabalho, na ocupação e permanência nos cargos de chefia e com isto, despertar um novo posicionamento junto às empresas.

Foram reunidas diversas vozes da sociedade brasileira que revelam a triste realidade do acesso do negro ao mercado de trabalho, informando que mesmo sendo maioria da população (54%), os cargos executivos são ocupados apenas por 5% deste contingente, e quando é comparado ao universo feminino, este percentual cai para menos de 1%. Para que esta realidade mude, e de fato, o país conquiste a igualdade em oportunidades para negros e brancos, será preciso um esforço contínuo, por pelo menos 150 anos, segundo dados divulgados pelo Instituto Ethos.

Vozes como Elza Soares, Mc Soffia, Bruno Gagliasso, Geovanna Ewbank, Natali Nery, Ana Black, Sergio Loroza, Elisa Lucinda, Elis, Erico Braz, Juliano Laham, Gabriela Moreyra, Kenia Dias, Mãe Beata de Iemanjá, Flavia Oliveira estão neste vídeo, que intercala os dados estatísticos, e o posicionamento do ID_BR, para modificar esta realidade.

Durante mais de um ano, temos realizado diversas ações, fomentando uma agenda positiva, que desperta na sociedade a necessidade de uma cultura e de um comportamento mais igualitário. São realizados o jantar beneficente (maio), o fórum (agosto) e corrida (novembro). Também são desenvolvidas metodologias junto às empresas, para que os acessos as pessoas negras sejam criados e realçados.